sábado, 30 de julho de 2011

Universidade de Verão

Umas certas inquietações que me andavam a atazanar, ligadas à nova época do futebol, levaram-me a consultar o Bruxo de Fafe, que me sossegou quanto ao desenrolar do Campeonato (parece que o Céu vai continuar azul).

No consultório, caíram-me os olhos num jornal aberto nesta notícia, e lembrei-me de perguntar o que iria o Dr. Mário Soares dizer. O Bruxo pigarreou e murmurou que com políticos até os espíritos se enganam, mas um falecido ligado nestas coisas, que de pronto invocou para a ocasião, antevia o discurso assim:

Dantes havia grandes estadistas, como son ami Mitterrand, Delors, Kohl, Felipe Gonzalez e ele próprio. Agora não, são uns neoliberais medíocres e ridículos, a Senhora Merkel sobretudo, que presta excessiva atenção ao seu eleitorado. Este eleitorado está, como noutros países do Norte, a deslizar perigosamente para a Direita Neoliberal, senão mesmo xenófoba e racista.

É muito patriota e por isso entende que Portugal deve ser um estado federado europeu, republicano, laico, socialista e a receber fundos de coesão até à consumação dos séculos, para garantir o Estado Social, as empresas públicas, a Fundação Mário Soares e assim. Também o fado, a cortiça, o galo de Barcelos, a língua pós-acordo e tudo o que seja consensual, de esquerda moderada e republicana e laica e socialista merece ser preservado; o resto também, desde que não incomode muito.

O futuro é dos jovens, desde que se divirtam muito a estudar, fracturem bastante mas sem exageros, sejam europeístas convictos e republicanos e laicos e socialistas; os outros jovens também têm lugar, desde que não incomodem muito.

Se os dirigentes neo-liberais dos países ricos não quiserem sustentar os países que têm défices permanentes ou se os que não incomodam muito vierem a incomodar muito, então a Democracia, a Liberdade, os Estados Unidos da Europa e a visão de Monnet estarão em risco. Mas confia que os jovens presentes saberão estar à altura de Mitterrand, Delors, Kohl e dele próprio.

Vendo pelo preço a que comprei.

Sem comentários:

Enviar um comentário