quinta-feira, 21 de julho de 2011

É ... fazer as contas

Segundo a deputada Ana Paula Vitorino, se os preços dos transportes públicos subirem 15% os clientes vão passar a andar de automóvel privado.

Ou seja, os utilizadores têm carro; e andar de carro, pelos vistos, não é mais caro do que andar de transportes públicos se estes aumentarem de preço 15%.

" A forma de ultrapassar o problema é através do aumento da procura", considerou.

Eu sou de meu natural desconfiado: e desconfio que o PS não fez contas. E, não estivesse proibido de falar do passado, na minha qualidade de apoiante um tanto contrafeito deste governo, ocorrer-me-ia perguntar por que razão esta estratégia não foi seguida anteriormente.

Quanto às contas, recomendaria o seguinte: ir ver, nas empresas públicas de transportes, quais são os custos fixos e quais são os variáveis; projectar o aumento esperado de passageiros, o nível de investimento requerido e respectivo serviço da dívida; corrigir os custos variáveis; e verificar se o esforço do Estado aumenta ou diminui. Há por aí muito economista desempregado, é só...fazer as contas. Eu não sou economista e, de toda a maneira, não tenho vagar - menos ainda para disparates.

Sem comentários:

Enviar um comentário