quarta-feira, 20 de julho de 2011

União Europeia

Há problemas locais. Devem ser resolvidos pelas Autarquias.

Há problemas nacionais. Devem ser resolvidos pelos Estados.

Até aqui julgo que todos estamos de acordo.

Há problemas regionais e problemas mundiais. Há diversas formas de os resolver... desde a mera cooperação diplomática até à criação do Governo Mundial antecipado e desejado por Habermas.

A diferença de opiniões neste domínio é patente...

Pela minha parte, creio que a União Europeia é, de longe, o mais bem sucedido processo de integração regional. E é absolutamente essencial: Porque é o garante da paz no nosso continente. Porque é o garante de que a Europa tem uma palavra no mundo. Porque é o garante da preservação do modelo económico-social europeu.

Mas enfrenta dois desafios: (i) Por um lado, tem de se dotar da organização e estrutura política que lhe permita competir de igual para igual com chineses, norte-americanos, indianos, russos...; (ii) Por outro lado, tem de acabar com o défice democrático e os titulares dos seus órgãos devem passar a ser eleitos directamente pelos diferentes povos europeus.

Vamos ver se é capaz de ultrapassar tais desafios. Com políticos como Merkel e Sarkozy, mais preocupados com o seu umbigo, duvido. Com políticos como Passos Coelho ou Berlusconi, de quem não partiu ainda uma única palavra sobre o projecto europeu, não vamos lá.

O desafio da União Europeia é, cada vez mais, infelizmente, um desafio (apenas) dos socialistas europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário