quinta-feira, 16 de junho de 2011

Futuro Programa de Governo (abreviado)

Portugal está de parabéns. O futuro Governo é ambicioso, as reformas difíceis, indispensáveis, mas exequíveis.

No acordo, há a preocupação de mudar o modelo de desenvolvimento económico e social do Pais. Governar melhor e que essa governação não se traduza num mero arranjo de conivência, preocupado apenas com a ocupação de lugares de poder.

O futuro Governo tem como propósito cumprir os compromissos estabelecidos com a troika. Executar um Plano de Estabilização Financeira e de Emergência Social. Alargar a sua base de apoio a personalidades, organizações e instituições da sociedade civil.

O Governo apostará na retoma da economia, promovendo a produtividade, competitividade e geração de emprego.

Garantir o Estado Social, sua sustentabilidade económica, financeira e inter-geracional, como já tinha sido dito aqui.

É essencial travar e reduzir o endividamento do Estado, diminuir a sua despesa, reduzir as estruturas e dirigentes do Estado garantindo a não partidarização das estruturas e empresas da Administração.

Este Governo dará especial atenção às PME, agricultura, florestas, economia do mar e pescas, turismo e cultura, verdadeiros impulsionadores da nossa economia.

O Governo empenhará esforços nas reformas na concorrência e regulação, mercado de trabalho, mercado de arrendamento, Sistema Fiscal, Segurança Social e Justiça.

Pretende defender a humanização e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

E por último reforçar a motivação das forças de segurança e da sua eficácia operacional.

Portugal contará com um programa de Governo sério e responsável. E com uma oposição que já vai dando sinais de irresponsabilidade.

Mas estou confiante.

Sem comentários:

Enviar um comentário