Portugal está de parabéns. O futuro Governo é ambicioso, as reformas difíceis, indispensáveis, mas exequíveis.
No acordo, há a preocupação de mudar o modelo de desenvolvimento económico e social do Pais. Governar melhor e que essa governação não se traduza num mero arranjo de conivência, preocupado apenas com a ocupação de lugares de poder.
O futuro Governo tem como propósito cumprir os compromissos estabelecidos com a troika. Executar um Plano de Estabilização Financeira e de Emergência Social. Alargar a sua base de apoio a personalidades, organizações e instituições da sociedade civil.
O Governo apostará na retoma da economia, promovendo a produtividade, competitividade e geração de emprego.
Garantir o Estado Social, sua sustentabilidade económica, financeira e inter-geracional, como já tinha sido dito aqui.
É essencial travar e reduzir o endividamento do Estado, diminuir a sua despesa, reduzir as estruturas e dirigentes do Estado garantindo a não partidarização das estruturas e empresas da Administração.
Este Governo dará especial atenção às PME, agricultura, florestas, economia do mar e pescas, turismo e cultura, verdadeiros impulsionadores da nossa economia.
O Governo empenhará esforços nas reformas na concorrência e regulação, mercado de trabalho, mercado de arrendamento, Sistema Fiscal, Segurança Social e Justiça.
Pretende defender a humanização e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.
E por último reforçar a motivação das forças de segurança e da sua eficácia operacional.
Portugal contará com um programa de Governo sério e responsável. E com uma oposição que já vai dando sinais de irresponsabilidade.
Mas estou confiante.
Sem comentários:
Enviar um comentário