sábado, 18 de junho de 2011

O Governo de Pedro Passos Coelho tem potencial

Após uma primeira surpresa por tantos nomes que desconhecia, creio que a equipa Ministerial apresenta potencial:

Primeiro-ministro: Pedro Passos Coelho - O que mais me impressiona do seu percurso foi o facto de ter abdicado da reforma a que tinha direito quando deixou de ser Deputado. Pode ser sinal de muito ou de nada, mas vendo que entregou as 4 principais pastas a independentes, pode ser a lufada de ar fresco que Portugal necessitava.

Estado e Negócios Estrangeiros: Paulo Portas - Um político muito hábil. Um verdadeiro sobrevivente. As suas qualidades como político poderão proporcionar uma boa acção na Europa. Não nos esqueçamos que ele foi o mentor do PP, que ele mesmo enterrou para "refundar" o CDS. Flexibilidade e capacidade de sobrevivência são fundamentais nesta pasta, e ainda mais nos tempos que correm.

Estado e Finanças: Vítor Gaspar - Um ilustre desconhecido que aparentemente tem um excelente CV. Com grande capacidade intelectual, experiência de negociação e profundo conhecedor dos meandros a UE. Elementos essenciais para negociar a nossa saída da crise com a Troika. Falta-lhe a experiência de comandar uma empresa ou de ser um CFO para por as contas na ordem. Não obstante esta parte pode ser delegada na equipa que eleja.

Assuntos Parlamentares: Miguel Relvas - Com a experiência de governar o PSD, tem o calibre perfeito para estabelecer as pontes necessárias com a Assembleia da República e proteger politicamente o Governo.

Saúde: Paulo Macedo - O trabalho que fez na DGCI fala por si. A experiência executiva que falta à pasta das Finanças é compensada na Saúde. Paulo Macedo certamente parará a sangria das finanças públicas no sector da saúde. Modernizou a DGCI e agora modernizará a Saúde, e será um dos baluartes para combater o deficit e garante de que os Portugueses terão um acesso à saúde a um custo decente.

Economia e Emprego: Álvaro Santos Pereira - Com um largo percurso profissional fora de portas, creio que poderá ser uma lufada de ar fresco contra os clientelismos. Espero que aguente a pressão.

Justiça: Paula Teixeira da Cruz - Dizem que é uma aposta polémica. Isso à priori bom, dado que há que revolucionar a justiça em Portugal, que é o maior cancro da sociedade portuguesa.

Educação et al: Nuno Crato - Finalmente aparentemente alguém que gosta de separar o trigo do joio.

Defesa Nacional: José Pedro Aguiar Branco - Creio que é um cavalheiro que está a ser tratado como um cavalheiro.

Administração Interna: Miguel Macedo - Tem um longo CV político, que lhe dará bagagem para a dificuldade política da pasta.

Solidariedade e Segurança Social: Pedro Mota Soares - Dizem que trabalhou bem como Deputado. Não sei, dado que não segui os trabalhos parlamentares. Agora o importante é que ponha os mandriões que só querem subsídios a trabalhar.

Agricultura et al: Assunção Cristas - Não tenho opinião formada sobre a futura ministra. Não obstante há que por os campos a produzir.

Sem comentários:

Enviar um comentário