quinta-feira, 30 de junho de 2011

Obrigado, pá!

O Governo Pedro Passos Coelho & Paulo Portas acaba de anunciar o lançamento de um imposto extraordinário de 50% sobre os subsídios de Natal que sejam superiores ao salário mínimo nacional.


Não faltarão os "spinners" que avançarão que isto não foi falado na campanha eleitoral (que terminou há 3 semanas) porque o MoU foi assinado pouco tempo antes, porque afinal os dados do défice do 1.º trimestre não são o que se esperava para o ano inteiro (e?...), e porque isso consiste num ajuste à produtividade dos malandros dos trabalhadores: se em 2012 o Governo extinguir pura e simplesmente o subsídio de Natal o impacto já não é tão grande (ainda me lembro quando os liberais defendiam que o 13.º e 14.º mês eram meras ficções, porque os empresários previam os salários numa base anual e dvidiam-nos por 14...).


É "bonito" verificar que - de novo - são os trabalhadores a pagar.


São os trabalhadores que pagam os submarinos e os tanques.


São os trabalhadores que pagam os € 12.000.000.000,00 (doze mil milhões de euros) de financiamento publicamente garantido à Banca.


Sobre os rendimentos de capital ou patrimoniais... nada. Continuam a beneficiar do pacto social e nada contribuem. É bom que não se esqueçam que é o pacto social que permite que vivamos em sociedade. E os pactos devem ser cumpridos...

Sem comentários:

Enviar um comentário