quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A fraude dos pasteis de nata

O engº Bento dos Santos, que agora, além de gastrónomo, é académico, acaba de fornecer uma entrevista na televisão. Depois de sugerir várias formas de "alavancar" a economia portuguesa através "dessa enorme riqueza que é a nossa gastronomia", e de revelar que "é preciso que as entidades tomem consciência" (e, obviamente, avancem com os correspondentes "apoios"), louvou não sei quem por ter eleito os pasteis de Belém como "a 15ª maior iguaria do mundo".

Se há coisa que é facílimo encontrar em Portugal é um bom pastel de nata. Qualquer taberna tem um bom pastel de nata. Qualquer bomba de gasolina, qualquer barraco na praia, qualquer roulote com avançado, qualquer cafetaria, qualquer cofee-break tem um bom pastel de nata. Até nos casamentos se comem bons pasteis de nata.

Os pasteis de Belém são os piores pasteis de nata de Portugal. Melhor dito, os pasteis de Belém são os únicos pasteis de nata péssimos que conheço. Quem desmentir isto, experimente comer um que já esteja frio. Sem ficar com lábio leporino.

Não dei atenção ao canal. Não me lembro se era a RTP ou se era algum privado. A bem do serviço público, abstenham-se de angariar cabotinos para vir educar o povo.

2 comentários:

  1. Bento dos Santos é engenheiro químico, compreende-se que perceba de mistelas.

    ResponderEliminar
  2. Há pessoas para quem qualquer porcaria de feira serve. Apreciar o que é tradicional e bom, não sabem... falta-lhes requinte no paladar. E comer Pasteis de Belém com 2 dias, 3 ou 4 é um mimo... e não azedam nem ganham bolor.... há gente sem gosto nenhum...

    ResponderEliminar