quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Taxa de circulação

Aparentemente, o Ministro da Economia encontra-se a estudar a possibilidade de introduzir uma taxa especial à entrada de carros nos centros urbanos.

Esperemos que isto não se fique pelo estudo e que esta taxa veja mesmo a luz do dia!

É uma medida que deveria ter apoio unânime (mas já se sabe que não vai ter...) pois além de ser reditícia, contribui grandemente para a redução da poluição nas cidades e para a melhoria da qualidade de vida dos que nelas habitam. Outra consequência inevitável, a médio prazo, é a melhoria da rede de transportes públicos urbana e suburbana.

Singapura, uma das primeiras cidades a introduzir uma taxa de circulação no centro, teve e tem excelentes resultados. Actualmente, já muitas cidades seguiram este modelo, sendo em todas elas um sucesso.

É o princípio do poluidor-pagador na sua expressão mais directa e eficiente.

3 comentários:

  1. há imenso tempo que se vem falando nisso, mas eu tenho a certeza que o bom português vai descobrir uma entrada que não se paga..... e depois aí vai estar tudo entupido.

    boa ideia mas de dificil aplicação

    ResponderEliminar
  2. Aproveitando uma tecnologia que até é nossa - a via verde - penso que a coisa pode funcionar do ponto de vista técnico.

    ResponderEliminar
  3. E quem não tem via verde? e a classe média que comprou casa fora de Lisboa porque não tinha posses para comprar no centro?
    E quem tem que fazer o IC 19 várias vezes e entrar em Lisboa?
    E quem tem que trabalhar em escritórios no Centro e não tem como ir para casa à noite?
    E a insegurança nos transportes?

    ResponderEliminar