sábado, 28 de maio de 2011

Direito de voto retirado ou dificultado aos emigrantes

Pela segunda vez consecutiva, o cartão do cidadão origina problemas nas eleições.
Desta vez, com a introdução do cartão do cidadão nos consulados criou-se dois tipos de problemas diferentes:

Primeiro problema: para emigrantes de longa data
Os emigrantes de longa data que tinham a mesa de voto nos círculos eleitorais de Europa ou Resto do Mundo, que ao renovarem o cartão do cidadão indicaram a sua residência afectiva em Portugal viram o seu voto a ser transferido imediatamente para Portugal sem serem informados que isso iria acontecer. Pela distância dos seus locais de residência de trabalho, provavelmente não irão votar.

Segundo problema: para novos emigrantes
Os novos emigrantes que foram actualizar o seu documento de identificação e indicaram a sua nova residência no estrangeiro foram pura e simplesmente eliminados dos cadernos eleitorais sem serem informados! Isto porque aparentemente o recenseamento eleitoral não é obrigatório para os portugueses emigrados, pelo que o sistema montado pelo actual Governo decidiu que quem ia para o estrangeiro perderia o direito de voto caso pedisse o cartão do cidadão, caso não expressasse que o queria manter o direito de voto.

Ambos os problemas são graves.

Não obstante o segundo problema, retira o direito de voto às pessoas que tiveram de emigrar por falta de oportunidades em Portugal, ou simplesmente porque são trabalhadores e ambiciosas e foram em busca de uma vida melhor. Este tipo de pessoas naturalmente não estará demasiado contente com o (des)Governo do Sr. Sócrates.

Na minha opinião, caso a diferença de votos que permita eleger o último deputado do PS do círculo Europa e Resto do Mundo seja inferior ao número de Portugueses aos quais foram retirados o direito de voto (injustamente e sem serem informados), estar-se-á num cenário de total manipulação do acto eleitoral pelo Governo em prol do PS.

Nas últimas eleições o PS só elegeu um deputado pelo Círculo Europa e nenhum pelo Círculo Resto do Mundo. Caso o PSD perca um deputado por uma margem mínima, a manipulação do resultado eleitoral não estará fora de questão...

Sem comentários:

Enviar um comentário